Correio Popular Notícia




CAPITAL
Campanha de Combate à Gripe é lançada em Porto Velho

Data da notícia: 29/04/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140429-121.jpg[/IMG] (Da Redação) O lançamento oficial da Campanha Nacional de Combate à Influenza no município de Porto Velho aconteceu na última sexta-feira, 25 de abril, no pátio do Centro de Convivência do Idoso, localizado na zona leste de Porto Velho. Sob o comando do secretário municipal de Saúde adjunto, José Carlos Coutinho, o evento teve a presença de representantes do Estado de Rondônia e reuniu centenas de idosos.
Segundo Elizeth Gomes, chefe da divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a vacina combate tanto a gripe comum quanto a gripe A (causada pelo vírus Influenza A H1N1) e tem como meta atingir 79.000 pessoas em Porto Velho, o que corresponde a 80% do público-alvo.
Neste ano a vacina é direcionada a idosos com mais de 60 anos, crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde, agentes penitenciários e pessoas desprovidas de liberdade. O ?Dia D?, dedicado à intensificação da vacina, aconteceu neste sábado (26), mas a campanha segue até dia 09 de maio em todas as unidades de saúde da rede municipal. Para tomar a dose, basta dirigir-se a uma unidade básica de saúde e apresentar a caderneta de vacina das 08h às 17h. Para as pessoas que sofrem de doenças crônicas, além da caderneta é necessário o parecer médico solicitando a dose.
O secretário municipal de saúde adjunto, Dr. José Coutinho, ressaltou a importância da vacinação contra a Influenza. ?A presença de cada um de vocês é importantíssima, pois mais do que um ato de prevenção, a vacinação contra a gripe diminui o agravamento de outras doenças e os índices de hospitalização. Isso significa maior qualidade de vida, por isso esperamos que todos compareçam e vacinem-se para que esta seja mais uma campanha de sucesso?, finalizou o secretário adjunto.

ATENDIMENTOS - Durante a vacinação os idosos também puderam medir a pressão arterial e realizar testes de glicemia como parte das ações do Dia Nacional de Combate à Hipertensão (comemorado 26 de abril). De acordo com a coordenadora do Programa de Hiperdia da Divisão de Programas Especiais da Semusa (DPE), Ivaneide Neves, reunir as ações de combate à hipertensão com a vacinação contra a gripe foi a melhor escolha para favorecer os idosos que frequentam o centro. Além das medições de pressão arterial e nível glicêmico, houve palestra nutricional ministrada por alunos da Faculdade Fimca e Escola Health Vale do Guaporé sobre riscos e cuidados acerca da hipertensão para dezenas de idosos na sala de palestras do centro. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 11155 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.